Convento da Penha – Vila Velha

CONVENTO DA PENHA 1200

Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, localizado no município de Vila Velha, estado do Espírito Santo. Está situado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, sendo uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558, a mando de frei Pedro Palácios.

CONVENTO DA PENHA 2_800

História

A história do convento começa em 1558, quando chega à atual Prainha frei Pedro Paláscio, natural de Medina do Rio Seco, na Espanha. Palácios foi, alguns anos mais tarde, encarregado da construção de uma ermida no alto do morro da Penha, tendo encomendado de Lisboa uma imagem de Nossa Senhora, que daria origem ao culto à Nossa Senhora da Penha. A pequena ermida foi erguida e expandida aos poucos até se transformar no Convento da Penha, hoje o monumento religioso mais importante da arquitetura capixaba.

Especula-se que frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento, onde era mantido um quadro de Nossa Senhora da Penha. A composição desapareceu três vezes e em todas as ocasiões fora encontrado no alto do morro onde está construído o convento.

subida_800[1]

Percurso da subida.

Patrimônio

O Convento da Penha está situado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude, sendo tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1943. Grande parte do interior é revestido com madeira em cedro, entalhado pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879. O altar-mor, atualmente composto por mais de 200 peças feitas de 19 tipos diferentes de mármore, foi construído por volta de 1800, originalmente no estilo rococó, passando por restaurações em 1910 e novamente entre janeiro de 2009 e 17 de dezembro de 2011.

topo_1300-10[1]

Do convento é possível se ter uma visão panorâmica de Vila Velha, Vitória e do Oceano Atlântico.

vila_velha_convento_1300

O complexo do convento abrange uma área de 632,226 m², englobando uma série de outros monumentos e atrativos, tais como a Gruta do Frei Pedro Palácios, vão formado pela natureza do monte onde fica o Convento, sendo que alguns historiadores afirmam ser a primeira residência do frei Pedro Palácios. Em 1562, Palácios construiu uma Capela dedicada a São Francisco de Assis, no local hoje denominado largo do convento (Campinho), e no final do século XX surgiram também o Museu e a loja de alimentos e pequenos presentes

no_convento_800

Frei Pedro Palácios, segundo registros históricos, nasceu aproximadamente em 1500 na Espanha. No Brasil desembarcou em Salvador – Bahia, onde iniciou atividade missionária. Baseando-se na experiência adquirida na Bahia iniciou imediatamente a catequese dos indígenas, tornando-se assim o primeiro missionário do Espírito Santo, pois os Jesuitas estabelecidos em Vitória, desde 1551, não haviam ainda realizado as missões.

CONVENTO DA PENHA - MITIAN-NETIAN 1200

Impulsionado pela caridade cristã, Frei Pedro Palácios quis incluir na sua atividademissionáriaos moradoresda Vila Velha e de Vitória. Como eremita instalou-se uma pequena caverna ao pé do morro, construindo ao lado um nicho para o painel de Nossa Senhora, diante do qual reunia o povo todos os dias para rezar o rosário e ensinar-lhes as verdades da santa religião.

gruta_800

A gruta é um vão formado pela natureza, embaixo de uma grande pedra situadano sopé ladeira da Penitência e é um dos acessos ao Convento da Penha. Possui aproximadamente um metro de altura e três metros de extensão em declive a partir da entrada, com perfeita visibilidade interior. Segundo alguns historiadores foi residência do Frei por mais de seis anos, onde dormia tendo apenas como travesseiro, nada mais, já que fazia parte dos votos de pobreza.